domingo, 22 de dezembro de 2013

Os meus votos...

Como diz a música, este Natal só quero esse “tu” que nos faz ser gente. O “tu” que faz o Natal, sendo religioso ou não, ter um significado especial.
Algo individual, mas ao mesmo tempo imensamente abrangente. Um tu que envolve em si mesmo Pai, Mãe, Afilhada, Afilhado, Padrinho, Madrinha, Primo, Prima, Tio, Tia, Amigo, Amiga, Colega…
Desejo, sem excepção, um Feliz Natal a todas as pessoas que de alguma maneira fazem parte do meu Mundo, especialmente àquelas que me fazem sentir o seu carinho, o seu apoio e a sua amizade ao longo de todo o ano!

Desejo para 2014? Que daqui a um ano possa estar a renovar estes votos a todos vocês!

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Espírito de navidad!

Esta es una época en que se celebran muchas cenas de navidad, entre amigos, del trabajo, de la pandilla del deporte, de familia ect.
Esta semana he tenido la cena de navidad de mi trabajo. Me gusta estar con la gente fuera del ambiente à lo cual estamos acostumbrados, sin los problemas normales del día a día profesional. Conocer un poco más las personas que as veces no conocemos tan bien, mismo que estemos con ellas todos los días.
He pasado un buen rato, poco se ha hablado de trabajo (algo difícil en estas cenas) y la animación fue una constante.
Como es normal, debido a la fecha en que estamos, se han  dicho bonitas y simpáticas palabras que cayeron bien a todos. Pero creo ser muy importante, más que decir las palabras, sentirlas de verdad. Y en el día que eso se torne una realidad, entonces sí, seremos una barco en que todos reman en el mismo sentido.
Esta cena ha valido para animarme en relación a mi situación profesional. Por mi parte y por los demás. Creo que estamos en el buen camino, no olvidando que deberemos siempre mejorar, empezando por mí.
  Después de momentos de tormenta, esperanza es lo que siento!

Hoy me he despedido del “G”, uno ó él enfermo que más me ha tocado hasta hoy. Se marchó para otro sitio en lo que espero que se sienta más a gusto que aquí.  Señor de sus 90 y picos de años (yo le daba unos 60 y pocos), de una frescura mental impresionante, infelizmente no acompañada por su debilidad física. La persona más educada y amable que me ha “pasado por las manos”, siempre con una buena palabra y siempre con el pensamiento positivo en relación a su situación. Persona muy culta y con ganas de aprender más y más.

Te voy echar de menos mi amigo y gracias por me haberes hecho crecer como persona y como  enfermero.

sábado, 7 de dezembro de 2013

Mandela versus Paul Walker…haja respeito!

Vi ontem certos posts no facebook contra quem criticou ou chamou a atenção sobre o que pareceu ser uma abordagem exagerada ao falecimento do actor Paul Walker, através de uma alusão ao criticar-se a mesma atitude em relação ao Senhor Nélson Mandela. João Manzarra quis ser moralista (como os outros que acusa de o serem), mas não teve coragem de dizer que disse o que disse devido a Paul Walker e não ao Nelson Mandela! E quem partilhou o estado deste senhor, na minha opinião, também omitiu esse facto. Porque eu não vi ninguém a criticar qualquer tipo de homenagem a Mandela, seja ela através de fotos, vídeos ou partilhas de frases memoráveis.
Sou fã da série de filmes “Fast and Furious” e vi mais um ou outro filme do Paul Walker. É um bom actor para este tipo de filmes. É a minha análise como espectador. Mas ser bom neste tipo de filmes não faz dele um ícone da sétima arte. Se esta série de filmes não tivesse resultado ninguém se lembraria deste actor. E acredito que muitas pessoas, principalmente raparigas, deviam de conhecê-lo pela sua aparência e não pelo seu nome. A sua morte, que lamento profundamente, como lamento a morte de qualquer pessoa que não conheço, ainda para mais jovem, serviu ao menos para se aprender o nome do actor loiro de olhos azuis! Eu ao menos sei o nome da Pamela Anderson!
Na minha opinião, o cinema perdeu mais com a morte do talentoso Heath Ledger, esse sim, com dotes de interpretação incríveis, bem superiores ao rosto bonito que podia ter.
Agora tentar comparar, mesmo que dissimuladamente, este caso e a sua abordagem ao de Madiba, é ridículo. Nélson Mandela morreu com 96 anos, nada de inesperado. Como já aqui escrevi sobre isso, às tantas mantendo-o vivo a qualquer custo, mesmo que lhe causasse mais sofrimento. Mas este Senhor, este Herói mundial merece cada homenagem, por pequena que seja, pelos murais desse mundo fora! Todas serão poucas!
Só quem não respeita a História (já nem falo de a conhecerem), é que pode pôr em pé de igualdade o facto de se homenagear Nelsón Mandela e o Paul Walker. Mandela deixa um legado enorme, de profundos ensinamentos e exemplos sobre tolerância, respeito, igualdade, perdão, perseverança, luta, amor ao próximo entre muitos outros. O Paul Walker, por muito boa pessoa que fosse, deixa como legado a frase mais partilhada esta semana “Se a velocidade me matar, saibam que morro feliz!”. Algo que eu não quero que sirva como exemplo para os meus, para quem mais quero.
Mandela deixa mais um legado…a liberdade. As pessoas são livres de homenagearem  quem querem, mas eu sou livre de achar incongruente homenagear-se quem não se conhece e nada de extraordinário fez, deixando cair no esquecimento, muitas vezes, aqueles que nos são próximos.

Caro Manzarra, sempre te achei um pouco para o histriónico, mas digo-te sem problemas, poderei um dia pôr uma foto de uma boa vitela assada à moda de Fafe no facebook (não vou muito à bola com sushi). Ao menos não serei hipócrita ao ponto de publicar homenagens a pessoas falecidas enquanto estou a ver uma comédia na televisão e a soltar umas gargalhadas!

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Exame dos professores...

Tenho acompanhado de relativamente perto a situação do exame que pretendem que os professores façam. Quanto à questão do exame em si, na minha opinião, é uma palhaçada e uma (mais uma) maneira de ir buscar dinheiro aos bolsos, na sua maioria, de quem ainda não trabalha. Faz-me lembrar a questão das cotas da OE, que as cobram quer se trabalhe, quer não se trabalhe. Ok, há a possibilidade da suspensão da inscrição segundo me disseram, mas o que não me disseram é se levantando a suspensão da inscrição se tem que pagar os retroactivos de todo o tempo que não se pagou as cotas…a esta questão, levantada por mim há uns anos, fiquei sem resposta.
Voltando ao tema dos professores, não é sobre a pertinência do exame, ou falta dela para ser mais correcto, que quero falar. Falo num fenómeno que infelizmente já tive a possibilidade de ver e quase viver com os colegas de enfermagem.
O exame criou revolta nos professores que o têm que fazer. Indignação. Estou com eles, acreditem! Nos outros, suscitou um encolher de ombros, com umas vozes a levantarem-se a dizer que não corrigem os exames etc etc. Mas a verdade é que a eles isto nada afecta. Ou seja, a luta aqui tem que ser feita pelos que vão ser sujeitos a exame. Qual o meu espanto quando vejo o número de inscritos! Quase 40 000, acho. É quase como a situação do típico machão (não confundir com machista), que à frente dos amigos diz que ele é quem usa as calças lá em casa e que a mulher faz tudo que ele manda e ao ouvir um “Anda cá imediatamente!” da mais que tudo, mete o rabinho entre as pernas e lá vai ele!
Comparo com a situação dos colegas enfermeiros, que reclamam e clamam contra tudo e contra todos relativamente às propostas indignas de trabalho (as tais dos 3.96 euros à hora, umas um pouco mais, outras um pouco menos) e que na hora da verdade são os primeiros a aceitá-las! Ter trabalho perto de casa, da família e dos amigos ainda é uma boa desculpa para passar uma esponja por cima da dignidade!

Dois casos diferentes, duas atitudes semelhantes. Conformismo. Falsa revolta. Não sei bem explicar. No caso da enfermagem falo com conhecimento de causa. No caso dos professores, peço desculpa se falo do que não sei, mas é a ideia que me passa…a luta tem que ser feita por todos, não apenas por alguns!